Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Política

12º mandatos consecutivos.Quantos mandatos seguidos pode ter um vereador?

Quantos mandatos seguidos pode ter um vereador? Entenda regra após político de SC ser reeleito para o 12° mandato consecutivo

12º mandatos consecutivos.Quantos mandatos seguidos pode ter um vereador?
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O vereador Pitanta (PL), reeleito nas eleições de domingo (6), é um exemplo de longevidade na política brasileira. Com 70 anos de idade e 48 anos ininterruptos como parlamentar, ele se destaca como o vereador mais longevo do Brasil. De acordo com a Lei Eleitoral, não há limite para reeleições para vereadores, o que significa que Pitanta pode continuar exercendo seu mandato por tempo indeterminado, caso seja eleito em futuros pleitos.

Pitanta, cujo nome político é Nirdo Artur Luz, planeja permanecer ativo na política por pelo menos mais 20 anos, o que o levaria a completar incríveis 52 anos de atuação no legislativo municipal ao final do próximo mandato, que se inicia em 2025. Ele brinca ao dizer que, após uma cirurgia cardíaca realizada há quatro anos, seu médico lhe deu mais 20 a 35 anos de vida, o que equivale a mais 5 mandatos. Nas eleições mais recentes, Pitanta obteve 2.252 votos, consolidando sua posição como uma figura influente no município de Palhoça.

Sua determinação em continuar servindo à comunidade é evidente, e seu compromisso com a vida pública demonstra a importância do seu papel como representante político. A reeleição de Pitanta reflete a confiança e o apoio da população em seu trabalho, e sua trajetória inspira outros políticos a atuarem com dedicação e comprometimento em prol do bem-estar da sociedade.

Publicidade

Leia Também:

Quem é Pitanta?

 

Natural de Palhoça, Pitanta é funcionário público aposentado pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER), onde atuou por 37 anos e meio em Florianópolis, e conta que a primeira eleição não pediu um único voto. Quem o elegeu, conta, foi a mãe, servidora de uma escola à época.

 

"Meu primeiro mandato quem me elegeu foi minha mãe. Eu nem pedi voto para ninguém. A minha mãe era muito envolvida com os grandes políticos de Santa Catarina, me lançou candidato a vereador e eu fui o mais votado", lembra.

 

Daquele momento por diante, relata que "deu aquele gostinho" pela atuação no legislativo municipal e seguiu lançando candidatura. "Tive a felicidade de assumir a prefeitura, fui prefeito interino de Palhoça, trabalhei direito", relata.

Além de prefeito interino, Pitanta teve dois mandatos de vereador, os

primeiros, prorrogados por mais dois anos cada. Assim, ao invés de legislar por quatro anos, legislou por seis em duas ocasiões.

 

 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Tribuna do Oeste

Publicado por:

Tribuna do Oeste

Todos os direitos reservados. Este conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e não pode ser reproduzido, distribuído ou utilizado de qualquer forma sem a autorização expressa do autor ou detentor dos direitos.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR