Tribuna do Oeste - Sua fonte de notícias na cidade de Assis Chateaubriand - PR

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025
Pardinho
Pardinho

Esportes

Homem de 70 anos é preso no Rio por comercializar símbolos nazistas

Investigado vinha comercializando na internet bandeiras, revistas, emblemas e moedas contendo a cruz suástica. Ele responderá por apologia ao nazismo.

Tribuna do Oeste
Por Tribuna do Oeste
Homem de 70 anos é preso no Rio por comercializar símbolos nazistas
© Rovena Rosa/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Publicidade

Leia Também:

Um homem de 70 anos, que não teve a identidade divulgada, foi preso nessa terça-feira (15) pela Polícia Federal (PF) por comercializar, pela internet, objetos contendo símbolos nazistas. A Operação Lembrança Ingrata teve a finalidade de apurar a prática do crime de apologia ao nazismo.

Os agentes federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (Deleciber)) cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio. O mandado judicial foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro.

A investigação teve início após uma organização não governamental (ONG) abrir notícia-crime sobre a existência de uma página na internet, pela qual o investigado vinha comercializando emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, para divulgação do nazismo.

Em nota, a PF informou que, após análise de dados digitais e outras diligências que resultaram na identificação do alvo da operação, confirmou que o homem seguia comercializando os produtos com apologia ao nazismo.

A Polícia Federal informou ainda que durante o cumprimento do mandado, os policiais federais "apreenderam na residência do investigado bandeira, revistas, breves e moedas com a cruz suástica, o que resultou na sua prisão em flagrante". Ele responderá pelo crime de apologia ao nazismo, com pena, caso condenado, de cinco anos de reclusão, além de multa.

FONTE/CRÉDITOS: Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil
Comentários:
c. val
c. val

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!